Make your own free website on Tripod.com

KlanK - Sistema de controle de Ponto

O KlanK é um pequeno sistema que faz o registro de ponto de funcionários pelo computador. Ele funciona exatamente como um relógio de ponto, onde o funcionário digita seu código e senha e o sistema registra sua entrada e saída do expediente.

O sistema é dividido em dois módulos:

Características do sistema

As principais características do KlanK são:

Requisitos do sistema

Por ser desenvolvido usando o Clipper, o sistema não exige muito da máquina. Um simples 386 com 4MB de RAM é suficiente para o funcionamento satisfatório do KlanK. Uma impressora é essencial para emissão dos relatórios e por não usar formatações especiais, qualquer impressora matricial pode ser utilizada.

Adquirindo o sistema

O KlanK está disponível para download em sua versão completa, sem restrições de uso tanto em recursos como em tempo de utilização. A única "particularidade" do sistema disponibilizado é que ele não está personalizado. Para efetuar esta personalização peço apenas uma contribuição simbólica para pelo menos me incentivar a continuar trabalhando no projeto.

Esta contribuição é de apenas R$65,25 (R$0,25 de CPMF) e serve para eu ter o controle de quem tem o KlanK em utilização. Se você desejar contribuir, basta fazer um depósito bancário na seguinte conta:

FavorecidoAnderson Pereira Ataides
BancoBradesco
Agência244-5
Conta70.777-5

Feito o depósito, basta me enviar um e-mail com os dados de cadastro da empresa (Nome, Razão social, endereço, telefone, etc.) para eu providenciar a "personalização" do software. Assim que receber o e-mail, envio a cópia personalizada.

Download

Quer usar o sistema? Basta fazer o download, descompactar o arquivo e dar uma lida no arquivo leiame.txt que acompanha o pacote. Este arquivo tem algumas dicas de instalação e configuração do ambiente.

Baixe agora o arquivo klank.zip e comece já a controlar o ponto de seus funcionários. Se desejar, baixe também o arquivo manual.pdf para uma fonte de consulta de como usar o KlanK.

Futuro do KlanK

O KlanK é um sistema tão simples que é difícil pensar em implementações adicionais. O que já existe é uma versão escrita em php, que está em pleno funcionamento na Casa das Carretas em Goiânia, mas esta versão não foi "adaptada" para ser genérica. Dependendo do interesse da comunidade e do número de solicitações posso trabalhar na liberação desta versão php. O maior problema dela é que tem menos recursos implementados e precisa de dois sistemas adicionais: servidor web (preferencialmente Apache) com php e banco de dados MySQL.

Além da versão php, também foi desenvolvido um protótipo para Linux (apenas módulo supervisor). O desenvolvimento desta versão também depende do interesse da comunidade.

Vou ficar devendo apenas uma versão Windows. Como o KlanK, na versão atual funciona no Windows, não tenho nenhum interesse em implementar uma versão específica para este sistema. Não é nenhum preconceito contra o Windows, mas é que por ser mantido por contribuições, não consigo ter caixa suficiente para adquirir um VB ou Access para implementar o sistema.

Espero que o KlanK lhe seja útil e que você se sinta livre para dar sua contribuição para manter o projeto ativo.