Make your own free website on Tripod.com

Gerando o DER com o TCM

O TCM - Toolkit for Conceptual Modeling, é uma ferramenta que fornece diversos editores gráficos para a modelagem de diferentes diagramas usados na especificação de sistemas. Esses diagramas representam a estrutura conceitual do sistema (daí o nome da ferramenta).

Para cada diagrama, o TCM oferece um editor específico. O TCM consegue gerar diagramas para a análise estruturada, análise orientada a objetos (diagramas UML) e também tem uma série de diagramas adicionais (genéricos). A tela principal do TCM é dividida em seções contendo os diagramas específicos para cada metodologia de desenvolvimento. Para elaborar o diagrama de Entidade Relacionamento, deve-se usar o editor TESD (Entity Relationship Diagram).

Selecionado o editor, uma janela como a da Figura 2 se abre para que o diagrama seja desenhado. A tela do TESD apresenta os elementos do diagrama e as ligações possíveis à esquerda da janela. São mostradas algumas informações sobre o documento na parte de baixo e à direita, ocupando a maior parte da tela, está a área de desenho.

Figura 2. O Editor TESD - Entity Relationship Diagram

Para desenhar um elemento no diagrama, deve-se clicar sobre o ícone correspondente ao elemento desejado e clicar na área de desenho. Para ligar dois elementos deve-se selecionar o tipo de ligação e, com o botão central do mouse[1], ligar os dois elementos. O TCM faz algumas validações nas ligações, evitando ligar elementos incompatíveis com o tipo de ligação selecionado.

É possível documentar cada elemento do diagrama como mostrado na Figura 3. Para isso deve-se clicar sobre o elemento desejado e selecionar o menu Properties->Node/Edge Annotation. Uma tela se abre permitindo fazer a documentação do elemento. Esse recurso pode ser usado, no caso do diagama entidade-relacionamento, para colocar a estrutura de cada elemento (atributos).

Figura 3. Documentação da entidade FORMA PAGAMENTO

Depois de desenhado o diagrama, ele pode ser impresso, ou exportado como uma figura para que ele possa fazer parte de um documento contendo a especificação do sistema (como neste trabalho). O TCM consegue exportar o diagrama para vários formatos, entre eles o PNG, PostScript (PS) e Encapsulated PostScript (EPS). Para converter o formato da imagem deve ser usado um editor gráfico como o Gimp.

Para maiores informações sobre a utilização do TCM, recomenda-se a leitura de [TCMMANUAL].

Notas

[1]

Caso o mouse tenha apenas dois botões, deve-se clicar no elemento usando os dois botões simultaneamente.