Make your own free website on Tripod.com

Diagramas de seqüência

Sigunco [FURLAN], diagrama de seqüência mostra interações entre objetos organizada em uma seqüência de tempo e de mensagens trocadas, mas mão trata de associações entre os objetos. A definição das mensagens trocadas é feita baseando-se na documentação dos casos de uso.

Para elaborar o diagrama de seqüência, já se pode pensar na implementação. Algumas classes, não criadas no diagrama de classes preliminar, serão criadas agora para modelar a troca de mensagens no sistema, tanto do usuário com o sistema como mensagens trocadas entre as classes. Como também estão sendo modeladas as mensagens trocadas com o usuário, no mínimo deverão ser criadas as classes de interface.

O ponto de partida para a elaboração dos diagramas de seqüência é a documentação dos casos de uso. Dessa forma para cada caso de uso existe pelo menos um diagrama de seqüência correspondente. Como são vários casos de uso no sistema, será mostrado a modelagem de apenas um diagrama de seqüência, os outros diagramas serão mostrados no o apêndice Diagramas de seqüência.

No o capítulo A implementação do sistema foi escolhido implementar o caso de uso Manter cadastro de forma de pagamento e por isto será mostrado como criar o diagrama de seqüência correspondente a este caso de uso. Para criar um diagrama de seqüência no Umbrello seleciona-se o menu Diagram->New->Sequence Diagram. A área de trabalho do Umbrello é limpa e fica pronta para iniciar a criação do diagrama de seqüência. A Figura 10 mostra o Umbrello trabalhando em um diagrama de seqüência.

Figura 10. Umbrello - Diagrama de seqüência

Da mesma forma do diagrama de classes, para criar uma classe, deve-se clicar no ícone correspondente a classe na barra de ferramentas e clicar na área do diagrama. Para usar uma classe existente, arrasta-se a classe da árvore à esquerda da janela do Umbrello para a área do diagrama de seqüência. Para criar um ator, deve-se criar ou usar uma classe e dizer ao Umbrello que ela deve ser exibida no diagrama como um ator. Isto é feito dando um duplo clique na classe desejada e, na janela que se abre, marcar a opção Draw as actor.

A troca de mensagens entre as classes são modeladas selecionando o ícone correspondente a mensagem na barra de ferramentas à direita da janela do Umbrello e depois clicando nas linhas de vida das duas classes que vão trocar a mensagem. Depois da linha criada, deve-se dar um duplo clique sobre a mensagem para poder informar o seu rótulo em uma janela como a da Figura 11. Se a classe tiver algum método declarado, o Umbrello os apresenta para que seja escolhido qual deles implementa a mensagem. É possível ainda modelar uma mensagem diferente selecionando a opção Custom operation (operação personalizada).

Figura 11. Umbrello - Associando a mensagem a um método da classe

Depois do diagrama de seqüência estar completo, ele pode ser exportado como uma figura para ser incorporado á documentação do sistema. Este foi o procedimento usado na elaboração deste trabalho. A Figura 12 mostra o diagrama completo para o cadastro de formas de pagamento.

Figura 12. Diagrama de seqüência para o cadastro de formas de pagamento