Make your own free website on Tripod.com

Trabalhos futuros

Existem alguns projetos que podem ser desenvolvidos e acrescentados ao protótipo desenvolvido, usando o conhecimento obtido a partir do estudo deste trabalho. Entre eles pode-se citar uma implementação mais completa do sistema, incluindo a parte de emissão de documentos fiscais, retirada do escopo deste trabalho para deixar o sistema desenvolvido mais genérico. Outra funcionalidade que falta no protótipo é o controle de estoque que, para ser implementado, deve ser incluído no projeto o controle da entrada de mercadorias.

Saindo do escopo das vendas e estoque, usando o protótipo como modelo, podem ser desenvolvidos sistemas para todos os setores de uma empresa, como sistemas do departamento financeiro, ou folha de pagamento. Como foi mostrado a simplicidade de desenvolver sistemas em Linux, abre-se um leque de possibilidades que atualmente é pouco explorado, pois a grande maioria dos sistemas tanto os já existentes como os novos são desenvolvidos para o Windows.

Uma implementação interessante de se fazer é tornar a interface dinâmica, ou seja, gerada não no momento da compilação, mas no momento da execução do aplicativo. Isto é possível de se fazer, ligando bibliotecas do Designer ao aplicativo, fazendo com que os formulários fiquem independente do resto da aplicação. Dessa forma, a qualquer momendo, mesmo depois do sistema compilado, o layout das janelas pode ser completamente modificado sem ter que recompilar o sistema. Este recurso é interessante porque fica fácil personalizar o sistema.

Com relação ao projeto do sistema, podem ser criadas classes para tratar as regras de negócio. Do modo que o protótipo foi criado, essas regras foram incorporadas às classes de dados, que validam os dados antes de enviá-los ao SGBD.

Com relação às ferramentas, existe a possibilidade de se mostrar também outras que, apesar de competentes, foram descartadas no desenvolvimento do protótipo de sistema comercial. Um exemplo é a dupla GTK/GNOME, que na maioria das distribuições Linux são oferecidas como alternativa ao Qt/KDE, usado neste trabalho. Da mesma forma, pode ser analisado o Glade, como alternativa ao KDevelop e o PostgreSQL substituindo o MySQL. Com uma análise dessa, o futuro desenvolvedor terá em suas mãos pontos de vista diferentes sob alguns aspectos do desenvolvimento de sistemas Linux, mas convergentes em um ponto: facilitar o seu trabalho de projetar sistemas completos para o Linux.