Make your own free website on Tripod.com

Contribuições

Se ficou provado que no Linux existem ferramentas competentes e que facilitam muito o desenvolvimento de sistemas, por que existem tão poucos programadores desenvolvendo para Linux? A resposta está justamente na dificuldade enfrentada para escolher as ferramentas: pouca divulgação. A partir do momento em que existe um trabalho que descreve pelo menos algumas dessas ferramentas, existe a possibilidade de que o número de desenvolvedores Linux aumente, facilitando assim que o Linux saia dos servidores das empresas para ocupar lugar também nas mesas de trabalho dos seus funcionários.

Além da contribuição para a popularização do Linux, também pode-se dizer que há uma importante contribuição para usuários Linux no Brasil, pois a maioria das documentações e estudos sobre o Linux e seus aplicativos estão em inglês, o que dificulta sua utilização por grande parte dos seus possíveis usuários. Apesar de existirem projetos de tradução de documentação de manuais e documentação dos sistemas, existem poucos trabalhos em português de avaliação de ferramentas como este trabalho.

Ao convencer os desenvolvedores da viabilidade de se projetar e implementar sistemas em Linux, também consegue-se contribuir para o mercado, já que as empresas poderão reduzir seus custos com aquisição de software, pois o Linux, assim como as ferramentas apresentadas, são livres e podem ser obtidas a um custo muito baixo, visto que existem distribuições Linux acompanhando revistas de informática que são vendidas em bancas de revista.

Portanto o projeto consegue dar contribuições importantes à comunidade, principalmente a usuária de software livre que tem à disposição mais um trabalho que trata do desenvolvimento de sistemas usando ferramentas dessa natureza.