Make your own free website on Tripod.com

O formulário QFormaPagto

Depois de mostrar em detalhes a criação do formulário, QListaFormaPagto, será criado o segundo, que manipula os dados da forma de pagamento. Mais uma vez, no KDevelop, deve-se criar um novo arquivo. O nome do arquivo será qformapagto.ui e o tipo do arquivo será Dialog (.ui). O tipo dialog se justifica porque este formulário será mostrado como uma caixa de diálogo para que sejam digitados os dados da forma de pagamento.

O formulário ficará na forma mostrada na Figura 16. A seqüência para sua criação é semelhante à do formulário QListaFormaPagto. Primeiro, cria-se os widgets, depois o o formulário é organizado, as propriedades são alteradas e finalmente são definidos os slots que respondem aos eventos.

Figura 16. Designer - O formulário QFormaPagto

Os nomes dos widgets estão obedecendo ao padrão widget+Nome. Assim o primeiro label vai se chamar labelDescricao, a primeira linha de edição lineDescricao e assim sucessivamente. Merece destaque o segundo campo: um KComboBox. Para colocar as opções "Sim" e "Não", deve-se dar um duplo clique sobre o widget e uma caixa de diálogo como a da Figura 17, semelhante a usada para definir as colunas do KListView, será exibida. Nessa caixa, para acrescentar um novo item, clica-se em New Item e digitar o texto no campo Text.

Figura 17. Designer - Definindo as opções de um KComboBox

Para chegar á forma final primeiro são selecionados os widgets que representam os campos junto com os espaçadores à sua frente e aplica-se o layout horizontal (este passo foi feito um a um). Depois seleciona-se os campos junto com os rótulos e aplica-se o layout em tabela (on a grid). Em seguida, são selecionados os botões com o espaçador a sua esquerda e em seguida aplica-se o layout horizontal. Finalmente, seleciona-se o formulário e aplica-se o layout vertical.

Os textos dos widgets são inseridos da mesma forma usada da criação de QListaFormaPagto. No caso dos rótulos, há uma observação adicional: Para conseguir a tecla rápida, deve ser feito como nos botões: coloca-se o sinal "&" antes da letra de acesso rápido. Porém, ao fazer ist o, pode-se perceber que o símbolo "&" vai aparecer e a letra não será sublinhada. O motivo é porque o rótulo não está associado a nenhum widget capaz de receber o foco[1]. Para ligar o rótulo com o widget que ele faz referência, deve ser usado o comando Set Buddy (algo como defina o companheiro). Ao selecionar o menu Tools->Set Buddy ou clicar no botão Set Buddy, o cursor do mouse se transformará em uma pequena cruz, e com ele dessa forma, o rótulo deve ser ligado ao widget referenciado. Feita a ligação, o símbolo "&" vai sumir e a letra logo após será sublinhada.

Falta agora fazer as conexões signal/slot. Para QFormaPagto serão feitas duas conexões: a do botão Grava (botaoGrava) com o slot grava() que deve ser criado e o botão Cancela (botaoCancelar) com o slot close().

Terminado o desenho de QFormaPagto, pode-se encerrar o Designer e voltar ao KDevelop para que o sistema seja codificado. Assim, pode-se considerar encerrado o trabalho no Designer (a não ser, é óbvio, que seja necessário efetuar alguma alteração na interface). Para maiores esclarecimentos sobre a utilização do Designer, é recomendada a leitura de [QTMANUAL].

Notas

[1]

Receber o foco significa tornar-se o elemento ativo. Por exemplo, ao clicar em uma linha de texto, o cursor passa a piscar nesta linha, tornando-a ativa.