Make your own free website on Tripod.com

Organização deste trabalho

Este trabalho descreve com o máximo de detalhes possível, o processo de desenvolvimento de um sistema em Linux. Ele contempla desde a sua especificação, obtida em conversas com o usuário, passando pela modelagem até a implementaço do sistema propriamente. Além da documentação do sistema, também procurou-se descrever de uma forma resumida e objetiva as ferramentas utilizadas em cada fase do projeto.

O o capítulo A escolha das ferramentas apresenta as ferramentas escolhidas e os motivos que levaram à sua escolha. O o capítulo Descrição do sistema apresenta o ponto de partida para o desenvolvimento do sistema: sua especificação. Ele detalha o processo de vendas de uma forma bem objetiva supondo em primeira análise o funcionamento perfeito, sem exceções a serem tratadas.

Descrito o problema e escolhidas as ferramentas, parte-se para o desenvolvimento do sistema. O o capítulo Modelagem do sistema apresenta os diagramas UML resultado da modelagem do sistema e o o capítulo Modelagem de dados mostra a modelagem de dados que representa a estrutura do banco de dados do sistema. Além de apresentar o resultado (modelos) também é feita uma breve explicação de como obter o resultado com a ferramenta utilizada.

O o capítulo A implementação do sistema aborda a implementação do sistema. Para este trabalho, supõe-se que se tenha um mínimo de conhecimento da linguagem C/C++. Este capítulo mostra que, apesar de ser conhecida como uma linguagem difícil, é possível trabalhar com ela com relativa facilidade quando se usa as ferramentas adequadas.

O o capítulo Documentação do sistema apresenta como desenvolver a documentação do sistema, tanto para o desenvolvedor como para o usuário. São mostrados de forma bem resumida e objetiva como usar o DOxygen e o DocBook para gerar manuais e páginas de ajuda para documentar um sistema.

Finalmente no o capítulo Considerações finais, são apresentadas as considerações finais sobre o trabalho, algumas das dificuldades enfrentadas, conslusões e projetos futuros.

Este trabalho foi escrito para que a leitura seja no mínimo interessante e que ajude a derrubar alguns mitos sobre o desenvolvimento de sistemas em Linux. Se esse material incentivar o desenvolvimento de um sistema em Linux mesmo que não seja livre, pode-se considerar que foi dado um grande passo no rumo do cumprimento de seu objetivo, pois convenceu alguém que realmente é possível adotar o Linux também nas estações de trabalho das empresas.