Make your own free website on Tripod.com

Objetivos

Existem alguns motivos que emperram a proliferação do Linux pelos computadores das empresas. Na grande maioria delas, o sistema é usado apenas nos servidores, enquanto as estações continuam com o sistema proprietário anterior, na maioria dos casos o Windows. Isso porque apesar de ter inúmeros aplicativos disponíveis, não tem o principal para a empresa: um software de gerenciamento.

Um dos objetivos desse projeto é incentivar os programadores a completar a gama de software livre para empresas comerciais. Já existe o sistema operacional, o banco de dados, as linguagens de programação as suítes office, todos livres, mas ainda não existem ofertas de software de gerenciamento livre. Existem muitos sistemas eficientes, mas nenhum distribuído sob a filosofia do software livre.

Para atingir esse objetivo, a proposta deste trabalho é mostrar que o desenvolvimento de sistemas em Linux pode ser tão fácil como o desenvolvimento em Windows, a plataforma mais adotada pelos fornecedores de software comercial. Essa "facilidade" porém só pode ser confirmada, se for possível mostrar ferramentas que ajude o desenvolvedor em suas tarefas.

No desenvolvimento deste trabalho, serão apresentadas algumas das várias ferramentas disponíveis em Linux para auxiliar no desenvolvimento de sistemas. Além de mostrar a existência da ferramenta, também será mostrado como trabalhar com tais ferramentas. Para mostrar que as ferramentas apresentadas realmente produzem bons resultados, será descrito um sistema de vendas simples e a partir dessa descrição será mostrado como usar as ferramentas para desenvolver o sistema desde a modelagem de dados e do sistema, até a implementação.

Portanto, neste trabalho será visto que há como produzir sistemas em Linux de forma fácil, rápida e econômica, pois todas as ferramentas utilizadas são livres. Aliando a facilidade decorrente do uso das ferramentas certas com a economia obtida por elas serem livres, a intenção é convencer os desenvolvedores que é perfeitamente viável e vantajoso desenvolver sistemas para Linux. Viável pela facilidade e economia pela utilização das ferramentas descritas e vantajoso porque apresentar um sistema feito para Linux pode se tornar um diferencial competitivo para o desenvolvedor, tanto pelo pioneirismo como pela possibilidade de gerar economia para seus clientes.