Make your own free website on Tripod.com

Diagramas de seqüência

Neste apêndice serão mostrados alguns dos diagramas de seqüência modelados no sistema. Para poupar tempo e agilizar o processo de desenvolvimento, nem tudo precisa ser modelado. Devido às semelhanças entre vários diagramas, apenas alguns precisam ser modelados para entender a lógica e orientar a implementação. Nos outros casos, a implementação pode seguir a mesma lógica, e o que iria mudar no diagrama seriam apenas as classes que o compõem.

O primeiro diagrama (Figura 1) modela a manutenção das formas de pagamento do sistema. Ele pode ser usado para entender a lógica de todos os cadastros do sistema, pois são todos parecidos: Apresenta-se uma tela com uma lista do que já está cadastrado e o usuário então pode incluir, alterar ou excluir elementos no sistema.

O diagrama mostrado na Figura 3 modela a negociação com o cliente. O diagrama da Figura 2 modela a emissão da lista de preços de produtos. Este diagrama serve de modelo para todos os outros relatórios que tem uma lógica bem parecida: o sistema exibe uma tela pedindo os parâmetros do relatório, os dados são lidos do banco de dados e enviados à impressora.

Os diagramas mostrados podem não estar totalmente em conformidade com a implementação, pois pode ser que haja a necessidade de incluir algum método ou atributo para melhorar a codificação do sistema. [FURLAN] diz na modelagem de um estudo de caso:

"... Conforme a modelagem avança rumo a uma impoementação física, há um aumento considerável na quantidade de detalhes a serem cobertos sendo difícil tratá-los de maneira estática como o onteúdo de um livro."

Figura 1. Manutenção do cadastro de formas de pagamento

Figura 2. Emissão de lista de preço

Figura 3. Negociação da venda com cliente