Make your own free website on Tripod.com

Preparando o banco de dados MySQL

Este apêndice tem a finalidade de mostrar como preparar o banco de dados para funcionar junto com o sistema desenvolvido neste trabalho. Será mostrado como instalar o MySQL no Conectiva Linux 9 e como gerar as tabelas de acordo com a especificação do modelo de dados.

Instalando o MySQL

Todo o desenvolvimento deste trabalho foi feito em uma distribuição padrão, no caso o Conectiva Linux 9. Todas as ferramentas utilizadas foram escolhidas tentando obedecer ao que é disponibilizado pela distribuição. O MySQL é fornecido na distribuição e a partir de agora será mostrado como instalar o sistema gerenciador de banco de dados a partir dos pacotes RPM da Conectiva.

O MySQL pode também ser baixado do site oficial do MySQL, porém ao escolher esta opção, os arquivos podem ser armazenados em locais que não são o padrão da Conectiva e assim pode ser necessário fazer algumas alterações no sistema para que os programas do MySQL bem como as bibliotecas sejam encontradas.

Para o projeto deste trabalho, devem ser instalados pelo menos dois pacotes: o MySQL e o respectivo pacote de desenvolvimento (MySQL-devel). A maneira mais fácil de instalar estes pacotes no Conectiva Linux 9 é através do Synaptic (Figura 1), uma ferramenta de gerenciamento de pacotes. Ao entrar no Synaptic, ele pede a senha do usuário root e depois mostra uma lista de pacotes. Neste momento é necessário estar de posse dos CD's do Conectiva ou estar conectado à internet para que o Synaptic possa fazer o download dos pacotes.

Na lista que o Synaptic exibe, devem ser escolhidos os pacotes MySQL, MySQL-client e MySQL-devel. Se for de interesse instalar a documentação para consulta e aprender mais sobre o MySQL, o pacote MySQL-doc também deve ser instalado. Para instalar um pacote, deve-se selecioná-lo e clicar no botão Instalar, à direita da lista. Depois dos pacotes selecionados e marcados para a instalação, deve-se dar um clique no botão Proceder localizado na barra de ferramentas do Synaptic.

Figura 1. Synaptic - ferramenta de gerenciamento de pacotes

Depois que o Synaptic concluir sua tarefa, o MySQL estará instalado no sistema, mas ainda não é possível trabalhar com o servidor do banco de dados. Antes de iniciar o servidor, deve-se abrir uma janela de console, logar no sistema como usuário root e digitar os comandos mostrados na Figura 2 para preparar o servidor MySQL.

# mysql_install_db
# mysql_createdb

Figura 2. Preparando o servidor MySQL

O primeiro comando vai inicializar o repositório do MySQL criando o banco de dados que gerencia o controle de acesso e suas respectivas tabelas. O segundo comando vai criar a senha do usuário root do MySQL. Este usuário root não tem nada a ver com o root do Linux. Ele é o superusuário do banco de dados. Se possível ele deve ter uma senha diferente da senha do root do Linux.

Depois do sistema estar preparado, pode-se iniciar o servidor conforme mostrado na Figura 3 e assim o sistema está pronto para criar a base de dados de acordo com o modelo de dados.

# service mysql start

Figura 3. Iniciando o servidor MySQL