Make your own free website on Tripod.com

Modelagem de dados

Neste capítulo, será realizada a modelagem de dados do sistema. Essa modelagem é que vai definir o o esquema do banco de dados, ou seja, as tabelas e respectivas estruturas. Primeiramente é apresentado o DER (Diagrama de Entidade Relacionamento) obtido segundo a especificação do sistema. Depois será mostrado como obtê-lo usando o TCM - Toolkit for Conceptual Modeling.

Depois de apresentado o DER, serã mostradas as estruturas das tabelas que deverão ser implementadas no banco de dados. Também será mostrado como criar as tabelas no banco de dados de forma rápida usando um script SQL.

Diagrama de Entidade-Relacionamento

O diagrama entidade-relacionamento expressa graficamente a estrutura global de um banco de dados. Segundo [SILBERSCHATZ]:

"O modelo de dados entidade-relacionamento baseia-se na percepção de um universo contituído por um grupo básico de objetos chamados entidades e por relacionamentos entre esses objetos. Ele foi desenvolvido a fim de facilitar o projeto de bancos de dados permitindo a especificação de um esquema de empreendimento. Tal esquema representa a estrutura lógica global do banco de dados."

A partir da especificação do sistema, é que são definidas as entidades e como elas estão relacionadas. Para o sistema descrito no o capítulo Descrição do sistema, pode-se considerar válido o DER mostrado na Figura 1. É claro que o modelo apresentado não representa uma solução única, mas foi a que melhor se encaixou nos requisitos apresentados.

O diagrama da Figura 1 é bem simples, assim como deve ser simples um sistema para vendas. Uma particularidade no modelo que foge um pouco da especificação do sistema, é que não há nenhuma referência aos documentos fiscais exigidos (nota e cupom). A explicação é que cada empresa trabalha com um formulário personalizado e pelo fato de que os produtos podem ser regidos por legislações diferentes que alteram a forma de calcular impostos. Devido a essa complexidade e para deixar o sistema mais genérico, decidiu-se por retirar essa funcionalidade do escopo deste trabalho.

Figura 1. O diagrama entidade relacionamento

Como dito no o capítulo A escolha das ferramentas, foi escolhido o TCM para elaborar o modelo de dados e agora será mostrado como obtê-lo usando o TCM.