Make your own free website on Tripod.com

Modelagem do sistema

Neste capítulo, será apresentada a modelagem do sistema elaborada a partir de sua descrição. Serão mostrados alguns dos diagramas elaborados para o sistema e como obtê-los usando a ferramenta escolhida, o Umbrello.

Diagrama de caso de uso

Segundo [FURLAN] a partir da especificação do sistema, é possível montar cenários que ajudam a compreender melhor as exigências do sistema. Esses cenários, na orientação a objetos, são modelados com a ajuda dos diagramas de caso de uso. Os diagramas de caso de uso fornecem um modo de descrever o funcionamento do sistema e como ele interage com o mundo externo, em uma visão de alto nível. No momento da elaboração dos diagramas de caso de uso, não é necessário saber como o sistema implementa o caso de uso, mas apenas que ele vai responder a uma requisição de usuário.

A partir de agora será mostrado como criar um diagrama de caso de uso com o Umbrello. Ao abrir o Umbrello, ele está pronto para desenhar um diagrama de classes. Para criar um novo diagrama de caso de uso, deve-se ir ao menu Diagram->New->Use Case Diagram [1]. Uma caixa de diálogo será exibida para seja digitado o nome do diagrama de caso de uso. O nome dado ao diagrama deste trabalho foi kvendas.

Informado o nome do diagrama, o Umbrello estará pronto para desenhar o diagrama de caso de uso. Para criar um elemento no diagrama, como um caso de uso mostrado na Figura 1 deve-se selecionar o ícone correspondente na barra de ferramentas localizada à direita da janela do Umbrello e clicar na área do diagrama. A associação entre os elementos é feita selecionando o tipo de ligação na barra de ferramentas e clicando nos elementos que serão conectados um ao outro. Depois de criados os elementos do diagrama (atores, casos de uso e ligações), pode ser feita a documentação de cada um deles. A documentação é feita em uma janela como a mostrada na Figura 2 que se abre ao dar um duplo clique sobre o elemento desejado

Figura 1. Umbrello - criando um diagrama de caso de uso

Os casos de uso devem ser documentados com o máximo de detalhes para que seja possível compreender claramente sua função no sistema. Eles devem fornecer uma descrição consistente e clara sobre as tarefas que devem ser cumpridas pelo sistema sem contudo especificar como estas tarefas serão implementadas.

Figura 2. Umbrello - documentando um caso de uso

Depois de criado o diagrama, é possível imprimi-lo ou exportá-lo como uma imagem. O fato de poder exportar o diagrama como uma imagem é interessante pois fica fácil inclui-lo em outros documentos (como neste trabalho). O Umbrello consegue exportar o diagrama para os formatos de imagens mais populares como PNG, JPG, e BMP. Para criar a imagem, deve-se clicar com o botão direito do mouse no meio do diagrama e selecionar a opção Export as Picture. Depois é só dar um nome à figura para criar o arquivo.

A Figura 3 apresenta o diagrama de casos de uso completo do sistema.

Figura 3. Diagrama de casos de uso do sistema

Notas

[1]

A versão do Umbrello usada neste trabalho não estava traduzida para o português e por isso o texto do menu está em inglês. É possível que o Umbrello já tenha uma versão traduzida