Make your own free website on Tripod.com

A escolha das ferramentas

Este capítulo mostra como foi feita a escolha das ferramentas utilizadas no desenvolvimento do sistema. Serão apresentados os critérios de escolha, uma breve apresentação das ferramentas e uma justificativa pela sua escolha.

Critérios de escolha

Até chegar ao ponto de começar o desenvolvimento do sistema, existe um processo que geralmente gera polêmicas: a escolha das ferramentas. A polêmica está no fato de que não há como dizer que uma ferramenta é melhor que a outra, mas que uma ferramenta para mim foi mais adequada, ou seja, por mais que se tente ser imparcial, a impressão pessoal tem muita influência na escolha. No sistema Windows é relativamente fácil fazer essa avaliação, pois existem ferramentas consagradas que facilitam muito o processo de desenvolvimento. Entretanto, no domínio do software livre, a escolha é mais trabalhosa pois existem ferramentas ótimas mas incompletas e outras completas mas difíceis de usar.

A escolha das ferramentas se deu considerando as seguintes variáveis:

Mercado

Quando se fala de mercado, significa que é verificado se a ferramenta é disponibilizada pelas distribuições Linux, se ela funciona nas distribuições e ambientes mais populares e se tem respaldo da comunidade open source para continuidade de seu desenvolvimento.

Facilidade de instalação e uso

Variável importante, pois não adianta ser eficiente se não oferecer facilidade de uso e instalação. Muitas pessoas desistem de usar sistemas livres (principalmente Linux) justamente por achar que eles são difíceis de usar.

Popularidade

O quesito popularidade é importante porque quanto mais pessoas utilizam a ferramenta, mais fontes de informação existirão para solucionar alguma dúvida.

Opinião pessoal

É importante deixar claro que esta variável foi considerada, pois assim fica mais fácil compreender a adoção de uma ferramenta em detrimento de outra que também atenda às outras variáveis.

Para o completo desenvolvimento do sistema, foram adotadas cinco ferramentas além do ambiente nativo do sistema e do sistema gerenciador de banco de dados. Para todas elas foram feitos alguns testes e analisadas as variáveis descritas. A escolha foi feita tentando o máximo de imparcialidade e deixando a opinião pessoal apenas como critério de desempate.