Make your own free website on Tripod.com

ARL - Desenvolvimento de sistemas em Linux

Que significa ARL?

ARL - Administração de Redes Linux é um curso de pós graduação lato sensu à distância via internet ministrado pela Universidade Federal de Lavras. O curso tem o grande propósito de aprofundar o conhecimento sobre administração de redes de computadores com enfoque especial para as redes baseadas em Linux, além de formar profissionais que atendam às exigências do mercado de trabalho brasileiro.

Desenvovlimento de sistemas em Linux é o título de minha monografia para o curso ARL. O maior objetivo deste trabalho é mostrar que desenvolver sistemas em Linux pode ser tão simples como no Windows, bastando para isto escolher as ferramentas adequadas. O trabalho é baseado em um protótipo de sistema comercial e mostra como é o desenvolvimento desde a concepção até a implementação.

Esta página

Esta página foi elaborada para o acompanhamento do projeto. Inicialmente, o trabalho tinha o enfoque voltado para o desenvolvimento de sistemas, sendo que o resultado final seria um sistema de vendas em Linux. Contudo, o enfoque em desenvolvimento não representava o principal objetivo do curso ARL, e então decidiu-se resumir um pouco o sistema, dando mais ênfase no como fazer, ou seja, mudou-se o foco do desenvolvimento para a apresentação de ferramentas que tornam o desenvolvimento em Linux uma tarefa fácil e bem agradável.

Aqui será apresentado o conteúdo da monografia e o protótipo de sistema utilizado como exemplo para demonstração das ferramentas descritas no trabalho. Por se tratar de um projeto de monografia, o sistema não é 100% funcional pois faltam partes importantes exigidas por lei como impressão de documentos e relatórios fiscais. Contudo, como os fontes estão disponíveis, além da modelagem e especificação contidos no texto da monografia, qualquer um pode gerar um sistema completo a partir do protótipo aqui apresentado.

Downloads

ArquivoDescriçãoTamanho
monografia.pdf Monografia em versão PDF 1,3M
monografia online Versão da monografia em páginas html N/A
monografia.zip Arquivos sgml e figuras a partir dos quais foi gerada cada versão da monografia (pdf, html, rtf, txt, entre outras). 2,1M
Apresentação Apresentação da monografia em formato OpenOffice. 2,1M

Atualizado em 22/07/2004